Hme office

Piloto do Programa de Gestão e Desempenho é Iniciado na PROAF

Em 30/06/23 11:25.

Hme office

Como resultado do trabalho desenvolvido até o momento pela Comissão de Teletrabalho da UFCAT foi elaborada a minuta da Resolução para Implementação do Programa de Gestão e Desempenho na UFCAT. Para aprimoramento e conclusão do referido documento foi proposto o teste em dois editais pilotos na Pró-reitoria de Administração e Finanças (PROAF) e na Secretaria de Tecnologia da Informação(SETI). O Edital da PROAF está concluído e o programa piloto será iniciado na próxima segunda-feira (03/07/2023).

Foram contemplados na PROAF sete servidores Técnicos Administrativos sendo que, quatro atuarão em regime de teletrabalho integral e três em regime parcial. Participaram do PGD servidores da Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF) e da Diretoria de Compras, Materiais e Patrimônio (DCMP).

Seguindo o que foi disposto na minuta de Resolução, os servidores selecionados executam atividades que demandam mais esforço individual e menor interação com outros agentes públicos. Outro ponto observado foi a natureza de complexidade de suas atividades, que exigem elevado grau de concentração, previsibilidade e padronização de entregas. A avaliação do teletrabalho tem previsão para ocorrer em um prazo de 90 dias, quando a Comissão fará as ponderações e prosseguirá com os trabalhos visando estender a normativa a toda a Universidade.

A inclusão da PROAF no piloto do PGD vai ao encontro do trabalho que foi realizado de forma remota durante o período da pandemia. Nesse período ambos os setores, DCF e DCMP, demonstraram grande eficiência com índices de entrega superiores ao realizado na modalidade presencial.

A expectativa com o programa de gestão na PROAF, para além da já observada produtividade e da economicidade gerada com o trabalho remoto, é poder manter e atrair novos talentos para a Pró-reitoria que as atividades desenvolvidas necessitam de servidores bem capacitados e motivados para cuidar da grande responsabilidade que é a execução e gestão do orçamento público.

Fonte: Lailton Ribeiro