Apresentação
A Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAF), criada em 20 de janeiro de 2020 através da Resolução 01/2020 que estabelece a estrutura provisória da UFCAT, cujo objetivo é propiciar atividades de apoio aos diversos campi, gerenciando os processos administrativos, por intermédio dos setores que a compõem.
A PROAF em sua condição como Pró-Reitoria tem a intenção objetiva de cumprir com seus princípios que se fazem essenciais para uma boa vigência :
Missão
Atuar com eficiência e eficácia na gestão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da UFCAT,
de modo a contribuir para o planejamento, tomada de decisões e transparência no uso dos recursos públicos.
Visão
Ser reconhecida pela comunidade acadêmica da UFCAT pela excelência na gestão dos recursos
da instituição como uma ótica social, ambiental e econômica.
Valores
Obediência aos Princípios da Administração Pública(legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
Adoção de uma gestão participativa e proativa com a valorização de todos os servidores da UFCAT;
Promoção da inovação na gestão e da busca pela excelência dos serviços prestados.
De forma específica, esta Pró-Reitoria tem por finalidade:
I-Assessorar a Reitoria nas atividades de gestão orçamentária, patrimonial, documental, de contratações e avenças, fazendo interface com todos os ambientes organizacionais da UFCAT, viabilizando as ações de suporte à gestão, para que as missões finalísticas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão sejam realizadas com qualidade;
II -Propor normas e diretrizes que orientem na definição de políticas relacionadas às atividades administrativas da Universidade;
III -Oferecer suporte às demais unidades e departamentos da Universidade, na elaboração de pedidos de materiais e de serviços necessários para a realização das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão;
IV -Executar o orçamento da Universidade previsto na Lei Orçamentária Anual - LOA, bem como os créditos orçamentários oriundos de Termos de Execução Descentralizados e convênios;
V -Elaborar anualmente a prestação de contas relativas à sua área de atuação e subsidiar a elaboração do Relatório de Gestão;
VI -Prestar assessoria às demais unidades e departamentos da Universidade em assuntos pertinentes a sua área de atuação.
Por conseguinte, sua estrutura é divida de forma estratégica para uma boa distribuição de administrativa, composta pela:
- Diretoria de Compras;
- Diretoria de Contabilidade e Finanças;
- Diretoria de Administração.